Dicas de Segurança

Caminhando na rua

Caminhe observando tudo o que acontece ao redor (atenção 360º); Ninguém assalta ninguém a distância, sendo assim mantenha sempre 20 metros de um suspeito; Quando o suspeito está fechando o espaço entre vocês (ex. caminhando em sua direção), proceda assim: Mude de calçada e observe o comportamento do suspeito; Se o suspeito mudar também a probabilidade dele te abordar passa a ser muito maior; Não permita que ele “feche o espaço”, se isso acontecer você não terá mais nada para fazer. O bandido terá “vencido”. Para não fechar o espaço: Procure um local para se abrigar, um local bastante movimentado ou um local com seguranças ou policiais; Se não houver onde se proteger mude o sentido de direção (assim você mantém o espaço entre vocês dois);



No estacionamento

Prefira os estacionamentos pagos, deixar o carro na rua é sempre mais perigoso; Planeje o horário de chegada e de saída, depois disso decida onde vai deixar o carro. Muitas vezes você chega quando está claro e há basta nte movimento na rua, e quando vai embora a rua já está deserta e escura; Tire sempre a chave da ignição, mesmo que fique parado apenas por alguns instantes; Não deixe chaves de casa dentro do veículo. Elas podem ser usadas para assaltar sua casa posteriormente, principalmente se o carro conter adesivos, cartões de estacionamento ou qualquer outra coisa que identifique seu endereço; Nunca fique dentro do carro estacionado. Você se transforma na vítima perfeita; Não deixe nenhum objeto dentro do carro; coloque tudo no porta-malas; Se você estaciona sempre nas mesmas imediações e a tampa do tanque de gasolina for roubada, troque todas as chaves do seu carro. Roubam a tampa para fazer cópias das chaves; Antes de estacionar (ou quando retornar) olhe ao redor, veja se existe alguém ou alguma situação suspeita; Se ao retornar ao carro você observar “defeito” que impede o motor de funcionar, chame imediatamente o socorro de sua confiança. Alguém pode ter “criado” o defeito para “ajudar” você; Dependendo da situação ao seu redor (pessoas suspeitas, pouco movimento, noite, etc), não fique próximo ao seu carro; Se surpreender alguém mexendo no seu carro nunca se aproxime, procure ajuda sem ser notado. (lembre-se, nunca feche o espaço entre você e o bandido).



Dirigindo

Não coloque no seu carro adesivos que possam identificar onde você mora, onde trabalha, academia que freqüenta, faculdade, etc. Isto pode ser usado contra você; Mantenha os vidros sempre fechados, ou minimamente abertos para permitir somente a entrada de ar, e as portas sempre travadas; Se estiver em um táxi peça para o motorista travar as portas e fechar os vidros; Ocorrendo uma “batidinha” leve na traseira do seu veículo aja rápido, observe pelo retrovisor as pessoas que estão no carro de trás. Se desconfiar de qualquer coisa, não pare, sinalize para a pessoa te seguir e dirija até um local movimentado, de preferência onde haja policiais ou seguranças. Se a intenção era te assaltar a pessoa não irá te seguir. Se ocorrer a noite ou em locais desertos “nunca” pare, mesmo que não desconfie dos ocupantes do veículo. Se o pneu furar à noite, ou em locais pouco movimentados, não pare. Dirija até um posto policial ou local movimentado; É preferível arcar com os prejuízos do veículo que correr o risco de ser assaltado; Por mais desumano que pareça, não pare para ajudar alguém à noite ou em locais pouco movimentados; Telefone para a polícia (190) e dê as orientações sobre o local onde a pessoa está necessitando de auxílio. Não deixe de ajudar, no entanto não pare; Bandidos usam mulheres e crianças para fazer emboscadas. Ao entrar no veículo ligue-o, trave a porta e saía imediatamente. Após isso coloque o cinto e só depois ligue o rádio, ajeite objetos, etc. Quanto mais tempo parado maior o risco de uma abordagem; O bandido não quer ter surpresas desagradáveis e, via de regra, escolhe os alvos mais fáceis, sendo assim as películas escuras (insul film) são interessantes para inibir a ação de assaltantes; Se estiver dirigindo e algo líquido atingir seu pára-brisas não ligue os limpadores. Há relatos de um determinado tipo de resina que ao ser jogada no vidro e espalhada pelos limpadores provocam embaçamento que obriga o motorista parar. Quando desce do carro é abordado por bandidos que estão esperando logo à frente. Da mesma forma não pare se seu carro for atingido por pedras ou qualquer outro objeto.



Parado no sinal

Quando o sinal estiver vermelho, procure manter seu carro à direita da rua. Geralmente os ladrões atacam pelo lado esquerdo, o do motorista. Ou na faixa central evitando também a calçada. Vá reduzindo a velocidade devagar, tentando chegar ao cruzamento quando o sinal estiver abrindo. Lembre-se: Carro parado é alvo fácil. Evite as compras no sinal. Mesmo que o vendedor não seja ladrão, você se distrai, abre seu vidro e se expõe. Ladrões usam crianças para preparar o assalto. A criança se aproxima para pedir dinheiro ou vender algo, observa o interior do veículo procurando por maletas, computadores, carteiras, celulares e demais objetos de valor. Se o carro for interessante a criança “cola” um chiclete na lateral ou no pára-choques traseiro. No próximo semáforo o bandido observa os carros “marcados” e sabe que ali há uma oportunidade de roubo. Coloque maletas e computadores no porta-malas e carteira e celular no porta-luvas; Se tiver que parar, mantenha sempre a primeira marcha engatada; Se suspeitar de alguma coisa, procure ficar “colado” na lateral do carro à sua esquerda, não deixando espaço para abordagem; Fique atento a tudo ao seu redor. Não se distraia; A surpresa é a grande arma do bandido;



No caixa eletrônico

REGRA N.º 01: NUNCA utilize caixas eletrônicos a noite, todo mundo que entra em um caixa durante a noite sai com dinheiro. Ninguém paga contas sábado à noite. Só utilize caixas em mercados, shoppings ou outros locais onde há seguranças e grande número de pessoas; Evite os caixas, procure planejar suas necessidades antes e sacar dinheiro em locais seguros; Não confie nas câmaras de segurança, elas não impedem que alguém te roube; Nunca aceite ajuda quando estiver em um caixa.



Durante as Compras

Observe contatos com pessoas mais de uma vez em corredores ou dentro de lojas. Um shopping ou um centro comercial possui muita gente, sendo assim, não é comum cruzar com a mesma pessoa mais de uma vez. Ela pode estar te observando; Se notar algo estranho procure entrar em uma loja pouco comum (homens em lojas de lingerie e mulher em lojas de artigos de pesca por exemplo) se a pessoa entrar ou ficar do lado de fora observando é muito provável que você está no processo de seleção de vítimas; Se isso acontecer procure um segurança do shopping e explique a situação. Na hora de ir embora peça que algum segurança te acompanhe até o carro; O bandido irá perceber que você não é um alvo fácil e irá desistir da ação. Não leve muitos cartões de crédito, cartões de banco, muito dinheiro ou talões de cheque. Programe sua compra, escolha como irá pagar e saia de casa somente com o necessário; Não abra a carteira na frente da atendente de caixa deixando que ela veja seus cartões ou quanto dinheiro você tem. Já existem relatos de atendentes de caixa que faziam parte de quadrilhas. A atendente identifica as melhores vítimas e sinaliza para outras pessoas próximas que abordam a vítima no estacionamento ou do lado de fora do shopping; Shoppings são locais ideais para bandidos selecionarem vítimas: Observa durante as compras, segue até o estacionamento, identifica o carro e aguarda a melhor oportunidade para fazer a abordagem.



Valorize a vida
  • Preocupe-se sempre em evitar assaltos, atue na prevenção, adquira uma postura segura;
  • Releve provocações no trânsito, em bares ou boates. Isso é sinal de inteligência e não de covardia;
  • Durante um assalto entregue objetos de valor. Não há nada mais valioso que a vida;
  • Evite toda e qualquer situações que possa lhe expor a riscos.
  • VALORIZE A VIDA, PROLIFERE A PAZ!